segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que você precisa saber antes de adotar um coelho - Parte 3

Essa é a terceira parte de uma série de posts onde pretendemos orientar quem quer adotar ou já adotou um coelhinho.

Falamos sobre dúvidas e mal entendidos comuns, que visam melhorar a qualidade de vida desses animais incríveis, e também facilitar a vida dos adotantes.


- Coelhos não precisam tomar banho

No geral, o coelho não tem necessidade de banho, pois ele se limpa sozinho. Como os gatos, o coelho se lambe diversas vezes ao dia, arrancando os pelos sujos.
Coelhos são animais muito limpos e se criados num local higienizado, ele não terá cheiro nenhum.

Caso necessite dar banho no coelho, certifique-se de que a água não está nem muito quente, nem muito fria. Evite ao máximo que a água entre nos ouvidos do animal, pois pode causar uma inflamaçao (otite).
Tenha muito cuidado para secá-lo, devido a abundância de pêlos pode ficar alguma coisa molhada, e isso é um campo fértil para a proliferação de fungos.
Outro cuidado na hora de secar é com o barulho do secador. Ele pode assustar o coelho.
Também tenha cuidado com a temperatura para não queimá-lo.

Se levar a um petshop para dar banho, esteja presente o tempo todo, para garantir que seu coelho não ficará muito assustado e também se não vão colocar água em seus ouvidos.
Dificilmente você encontrará um petshop com serviço especializado em coelhos, e a maioria das pessoas não sabem manusear esse tipo de animal de forma correta.

- Coelhos vivem mais de 10 anos

Os coelhos vivem bastante se bem cuidados. A média é de 5 a 10 anos, podendo ultrapassar esse valor.
Eles são um compromisso de longo prazo, portanto quando comprar ou adotar um coelho lembre-se que ele dependerá inteiramente de você por todo esse tempo.

Ninguém é obrigado a ter um animal, mas a partir do momento que opta por ter, é sua responsabilidade cuidar e prezar pelo bem estar desse animal.

- Coelhos trocam de pêlos

Cerca de duas vezes ao ano, no início do inverno e do verão, os coelhos trocam de pêlo.
Costuma durar cerca de uma semana, e seus pêlos são renovados para uma nova temporada, sendo que no inverno eles ficam com o pelo mais longo e espesso, e no verão um pouco mais curto.

Para aliviar a bagunça, durante a época de troca, escove-o uma vez ao dia. Isso vai diminuir seu desconforto frente a tantos pêlos, vai diminuir o trabalho do coelho de se limpar e também vai impedir que se formem bolas de pêlo no estômago do coelho.

Não é algo muito comum, mas às vezes o coelho pode ter problemas por ingerir seus próprios pêlos. Além da escovação, você pode espremer abacaxi, misturar com um pouco de água e dar para o coelho beber. Isso ajuda na digestão desses pêlos.




Continuaremos com a série de dicas sobre coelhos para pais e mães de coelho de primeira viagem.
Fiquem ligados no nosso blog!

Leia a parte 1 e 2 dessa série: Parte 1 - Parte 2

Quer comprar um coelho? Já pensou em adotar? Nos escreva: adoteumorelhudosp@gmail.com
Ou veja no Facebook fotos dos coelhos para adoção: https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp

8 comentários:

  1. Eu ganhei uma coelhinha a 3 dias e seu blog me ajudou muito. To tomando todos os cuidados com ela, afinal ela depende de mim pra ter uma boa qualidade de vida ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melyssa, que legal!!
      Se tiver alguma duvida pode mandar no nosso email que faremos de tudo pra ajudar.
      Na nossa pagina do face tambem postamos varias dicas.
      Beijos.

      Excluir
  2. Peguei um coelho que está com muita pulga como posso tratar posso tosar ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode tosa-lo sim.
      No caso das pulgas, será necessário dar algum remédio para eliminar, porém tome muito cuidado, pois a maioria dos remédios para pulgas são tóxicos e matam o coelho.
      Os poucos remédios que podem ser dados para coelhos são o Revolution e a Ivermectina, porém deve-se tomar MUITO cuidado com a dosagem, pois são remédios muito fortes (a ivermectina, por exemplo, é remédio para gado!), como os coelhos são pequenos a dosagem é muito baixa.. se der uma dosagem alta, mata o coelho.
      Sugiro que leve o coelho a um veterinário especializado para que ele possa orientar melhor.

      Excluir
    2. Oie Marcinha, qual a dosagem do Revolution para coelhos? Eu comprei o 6% e mandaram eu seguir a dosagem do gato. Porém, estou com medo de intoxicá-los.

      Excluir
  3. A dosagem depende do peso do coelho. O Revolution é até 2,5kg, se ele for mais leve que isso, vc precisa dar menos. Na duvida, leve no veterinário.

    ResponderExcluir
  4. Ola posso passar revolution para sarnas em coelhos tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um dos poucos remedios que vc pode passar em coelho, mas cuidado com a dosagem.

      Excluir